Desafio da Oficina Mecânica

Desafio de programação para construção de um sistema para uma oficina mecânica 18 de junho de 2022

Uma oficina mecânica visa atender seus clientes de forma rápida e eficaz. Esta oficina oferece serviço de conserto de carros de passeio e carros utilitários.

Para garantir que o tempo de espera seja pequeno, nesta oficina cada carro pode apresentar no máximo 3 problemas de cada vez (se o carro apresentar mais que 3 problemas, o cliente escolhe 3 problemas para serem consertados e volta à oficina para corrigir os problemas restantes posteriormente).

Os serviços oferecidos nesta oficina, bem como o tempo máximo factível para a solução de cada problema, estão expostos na tabela abaixo:

Serviço Tempo máximo factível para a execução do serviço em carro de passeio Tempo máximo factível para a execução do serviço em carro utilitário
Troca de óleo 1 hora 1 hora
Alinhamento 0,5 hora 1 hora
Balanceamento 0,5 hora 1 hora
Troca de Pneus 0,5 hora 0,5 hora

Sua tarefa é construir um programa que seja capaz de gerenciar o movimento desta oficina.

Seu programa deve conter estruturas capazes de armazenar os serviços a serem executados (filas), deve permitir entrada de um carro na oficina, saída de um carro da oficina, consulta ao tempo máximo factível de espera na fila, imprimir a quantidade de carros de passeio e utilitários em espera, e imprimir a quantidade de carros de passeio e utilitários em espera por serviço.

Um grande abraço e até o próximo post!

Compartilhar: Twitter Facebook LinkedIn VK Reddit